Você está aqui: Entrada Notícias Biblioteca oferece recursos a pessoas com deficiência visual

Biblioteca oferece recursos a pessoas com deficiência visual

por Paloma Costa última modificação 2009-09-08 19:14

A autonomia é a palavra chave da nova Biblioteca Central da PUCRS e o mesmo vale para os usuários com deficiência visual. No segundo andar do prédio há uma sala especial onde estão disponíveis computadores com softwares para leitura de tela(Jaws e Virtual Vision), fones de ouvido confortáveis para a audição de textos, acervo com dezenas de livros falados e scanner para a digitalização de textos e conversão para sintetizador de voz(áudio em formato mp3).

Biblioteca oferece recursos a pessoas com deficiência visual

Autonomia para o cego é a palavra chave.

O foco do local é na mídia sonora e eletrônica. Os livros falados são livros gravados em áudio, em CD-ROMS, NO FORMATO MP3, pela Fundação Forina Will para cegos, com o objetivo de oferecer ao deficiente visual uma opção de acesso a importantes obras literárias. Os que estão disponíveis na Biblioteca foram doados pela Fundação à universidade(confira alguns títulos ao lado).
 
Por meio dos programas especiais instalados nos computadores, os usuários cegos ou com pouca visão podem escrever e ouvir textos, e-mails, acessar a internet e relaizar outras atividades. Enquanto a pessoa mexe no aparelho, uma voz avisa o que ela está fazendo, faz a leitura da tela e do que está sendo digitado. Caso seja necessário, pode ser auxiliada por um bibliotecário ou por um acompanhante que tenha conhecimento sobre softwares. A consulta local do acervo e o uso dos equipamentos são abertos à comunidade em geral. O empréstimo de livros falados é exclusivo para alunos da PUCRS com deficiência visual. Segundo o bibliotecário Michelângelo Viana, a procura pelo local ainda é pequena, mas está sendo feita a divulgação entre entidades vinculadas a pessoas com deficiência visual. Informações pelo telefone(51)33203544


Alguns livros falados da coleção:


Constituição Federal do Brasil
O corredor - John Grisham
Harry Pottere a Orem da Fênix - J.K.Rowling
Biblia: O Novo Testamento
O caçador de pipas - Khaled Hosseini
Português descomplicado - Carlos Pimentel
Olga - Fernando Morais

Acções do Documento
Spinner